Saúde da Mulher

Alimentos que aliviam os sintomas da menopausa

Publicado em 08/02/2019

A menopausa é um estágio que integra a vida de todas as mulheres, representando o fim do ciclo reprodutivo. Em muitos casos pode causar uma série de sintomas desagradáveis, como os famosos “calorões”, por exemplo. Mas você sabia que muitos dos sintomas podem ser amenizados por meio da alimentação? O ideal é não esperar até a meia-idade para adotar uma alimentação equilibrada. A partir dos 30 anos é fundamental manter um cardápio saudável e inserir alimentos que ajudem no equilíbrio hormonal. Assim, a mulher já inicia os cuidados antes do início da menopausa, período fisiológico após a última mestruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos mestruais e ovulatórios.

O início da menopausa é considerado após um ano do último fluxo mestrual. Os níveis de estrogênio e progesterona (hormônios femininos) diminuem durante esse período fisiológico, o que contribui para as oscilações de humor.

"Para evitar a depressão, a irritabilidade e ansiedade é importante consumir: aveia, pão, massa e cereais integrais; banana e abacate, verduras de folhas verdes; castanha-do-pará; chocolate amargo; erva-cidreira (chá ou acrescentar as folhas aos pratos feitos com carne e peixe); frango; inhame; lentilha; manjericão (inclua folhas em massas, pizzas e saladas); óleo de nozes e sementes; e peixes (sardinha, salmão e cavala)", explica a docente do curso de Nutrição da Anhanguera de Pelotas, Bárbara Freitas.

Alimentos ricos em ômega-3, fibras e lignana (arroz integral, aveia, brócolis, couve-flor e linhaça) protegem contra doenças cardíacas, mantém a saúde do intestino e aliviam as ondas de calor, típicas da menopausa.

Para amenizar os "calorões", a nutricionista aconselha o consumo de amêndoas, castanha-do-pará, castanha de caju e nozes, além de óleos vegetais (canola, girassol, milho ou soja, que possuem boa quantidade de vitamina E). Também é recomendado evitar alimentos gordurosos, picantes e condimentados, além de refeições em grandes quantidades, já que contribuem para o aumento da sensação de calor durante a digestão.

Confira abaixo outros alimentos que aliviam os sintomas da menopausa.

• Uva: o suco de uva integral e os bagos de uva rosada auxiliam no controle do colesterol e/ou triglicérides.

• Aveia e azeite extra virgem: a aveia (em farelo ou flocos) e o azeite extra virgem (por ser fonte de gordura monoinsaturada) auxiliam no controle da glicose e do colesterol.

• Peixes: ricos em ômega 3, ajudam a controlar colesterol triglicerídeos e nas funções cerebrais. Os peixes contêm vitamina D e magnésio, que auxiliam no equilíbrio hormonal. Os cogumelos também são fontes dessa vitamina.

• Leite e derivados: o cálcio também é fundamental durante esta fase, já que o risco da osteoporose aumenta bastante.

• Leite e derivados: o cálcio também é fundamental durante esta fase, já que o risco da osteoporose aumenta bastante. Já para auxiliar o equilíbrio hormonal, é indicado o consumo de vitamina D e magnésio.

Informações: Luana Dallabrida


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