Saúde da Mulher

Saúde pública : mais de 1,8 mil coletas e 900 mamografias foram feitas no Outubro Rosa em Blumenau

Publicado em 07/11/2017

Ao longo do mês de outubro, as unidades de saúde da rede pública de Blumenau promoveram mais de 1,8 mil coletas do exame preventivo de câncer do colo do útero. Além disso, 921 mamografias foram efetivadas em Blumenau a partir de solicitações feitas por profissionais da rede municipal. Outras 600 mamografias requisitadas serão agendadas até dezembro. Houve ainda debates e orientações ao público.

Com o objetivo de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, diversas atividades foram realizadas tanto para a comunidade como para os profissionais da saúde. As ações foram alusivas à campanha Outubro Rosa e visaram contribuir com a conscientização da comunidade.  

No início de outubro, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) ofereceu um workshop de atualização sobre as doenças para cerca de 100 servidores do seu quadro funcional. A pasta viabilizou também palestras a respeito dos temas em empresas da cidade, que contaram com a participação de 200 pessoas.

A secretária municipal de Promoção da Saúde, Maria Regina Soar, afirma que o Outubro Rosa ajuda a dar visibilidade para essas doenças que acometem muitas mulheres em todo o mundo. "A descoberta precoce delas aumenta muito a possibilidade de cura. Creio que as mulheres têm aumentado os cuidados com a saúde", enfatiza. 

Maria Regina lembra que as unidades de saúde de Blumenau estão com as portas abertas para realizar esse tipo de atendimento durante todo o ano. 

 

Informações: Assessor de comunicação/Felipe Elias 

Compartilhe

Comentários