Geral

Óleo poderoso: veja os inúmeros benefícios do azeite de dendê e saiba como conservá-lo

Publicado em 07/11/2017

Com um sabor marcante, que dá um toque singular aos pratos, o azeite de dendê é um ingrediente típico da culinária nordestina. Apreciadores de comidas mais condimentadas com certeza já experimentaram a iguaria. Comumente usado em pratos como acarajé e moqueca, este óleo de textura consistente e coloração alaranjada traz um sabor único a qualquer receita.

Mas não é só no paladar que agradece pela iguaria. O azeite de dendê (ou óleo de palma) traz inúmeros benefícios para a saúde. Para Erica Lohmann Barreto Souza, nutricionista da indústria Hemmer Alimentos, marca do setor alimentício que comercializa o produto em todo o país, o segredo deste ingrediente está na forma de consumo. "Este óleo é riquíssimo em vitamina A, que combate infecções e os radicais livres, sendo um excelente antioxidante. Mas, é preciso consumir de forma consciente, pois é bastante calórico", diz.

A profissional ainda comenta que ele ajuda a retardar o envelhecimento, contribui para redução do colesterol e atua como poderoso anticoagulante sanguíneo. Para que todas essas propriedades não sejam perdidas, é necessário prestar atenção quando for ingerir e também armazenar. Na hora de consumir, prefira ele cru. "Muitas pessoas acabam usando o azeite de dendê para fazer frituras, o que não é indicado" afirma Erica. Para conservar, é preciso cuidado. O óleo não deve ficar exposto a luz, calor e umidade. Outra dica é não guardá-lo na geladeira, pois pode alterar suas características.

Em seu canal do Youtube, a Hemmer Alimentos, empresa blumenauense que comercializa o produto em todo o país, também ensina a receita de bobó de camarão, que leva o ingrediente. Você pode aprender o passo a passo aqui


Foto: Bobó de camarão é uma das receitas tradicionais que leva azeite de dendê. Créditos: divulgação Informações: Carol Sperb/Melz Assessoria de Imprensa



Com um sabor marcante, que dá um toque singular aos pratos, o azeite de dendê é um ingrediente típico da culinária nordestina. Apreciadores de comidas mais condimentadas com certeza já experimentaram a iguaria.

Comumente usado em pratos como acarajé e moqueca, este óleo de textura consistente e coloração alaranjada traz um sabor único a qualquer receita. 

Mas não é só no paladar que agradece pela iguaria. O azeite de dendê (ou óleo de palma) traz inúmeros benefícios para a saúde. Para Erica Lohmann Barreto Souza, nutricionista da indústria Hemmer Alimentos, marca do setor alimentício que comercializa o produto em todo o país, o segredo deste ingrediente está na forma de consumo. "Este óleo é riquíssimo em vitamina A, que combate infecções e os radicais livres, sendo um excelente antioxidante. Mas, é preciso consumir de forma consciente, pois é bastante calórico", diz. A profissional ainda comenta que ele ajuda a retardar o envelhecimento, contribui para redução do colesterol e atua como poderoso anticoagulante sanguíneo. 

Para que todas essas propriedades não sejam perdidas, é necessário prestar atenção quando for ingerir e também armazenar. Na hora de consumir, prefira ele cru. "Muitas pessoas acabam usando o azeite de dendê para fazer frituras, o que não é indicado" afirma Erica. Para conservar, é preciso cuidado. O óleo não deve ficar exposto a luz, calor e umidade. Outra dica é não guardá-lo na geladeira, pois pode alterar suas características.

A Hemmer Alimentos comercializa o produto em embalagens de 100ml e 200ml, que podem ser encontradas em mais de 20 mil pontos de venda em todo o país, além do e-commerce www.emporiohemmer.com.br. Em seu canal do Youtube, a marca também ensina a receita de bobó de camarão, que leva o ingrediente. Você pode aprender o passo a passo aqui

 

Compartilhe

Comentários