Saúde no Vale

Blumenau: Robô-cirurgião se prepara para o primeiro procedimento

Publicado em 11/06/2019

Em Coletiva de Imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, a ACSC – Hospital Santa Isabel realizou o lançamento do Serviço de Cirurgia Robótica, apresentando o Robô-Cirurgião Da Vinci Si. O primeiro procedimento cirúrgico está previsto para o final do mês de junho. Com a presença da imprensa regional, o Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica, falou sobre as vantagens de realizar o procedimento cirúrgico por meio de um robô, que permite maior precisão nos movimentos, além de garantir menor sangramento e redução no tempo de recuperação do paciente. “A tecnologia robótica faz com que as incisões cirúrgicas sejam menores, pois o robô opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D”, explica.

O Diretor Executivo do Hospital Santa Isabel, Juliano Petters, lembrou o trajeto percorrido até aqui, para que a cirurgia robótica – última tecnologia já desenvolvida para procedimentos cirúrgicos, se tornasse realidade em Santa Catarina. “Ano passado lançamos o Serviço de Cirurgia Robótica em parceira com o Hospital Santa Catarina, de São Paulo. Levamos pessoas daqui para realizarem os procedimentos lá, para saber se teríamos pacientes para este tipo de procedimento. Nos surpreendemos”, conta o Diretor Executivo. “Agora, temos a oportunidade de oferecer o mesmo procedimento, mas em Blumenau”, completa.

As especialidades mais beneficiadas pela cirurgia robótica são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal e outros. A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia.

O Dr. Pedro explicou que o Hospital Santa Isabel quer possibilitar a realização de cirurgias para o Sistema Único de Saúde via parceria com a iniciativa privada. Isso, porque o SUS não paga por este tipo de procedimento, disponível apenas para pacientes particulares ou planos de saúde. “Queremos realizar mutirões para atender homens e mulheres, em cirurgias urológicas e de endometriose”, esclareceu.

A Diretora Técnica do Hospital Santa Isabel, Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva, participou da Coletiva de Imprensa, representando todo o Corpo Clínico da instituição. O Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, participou, representando as autoridades municipais. Após a Coletiva de Imprensa que aconteceu no Auditório, os jornalistas foram levados até o Centro Cirúrgico, para conhecerem o robô-cirurgião.

 

-

Texto: Gabriel Silva/Comunicação HSI.

Compartilhe

Comentários

 
Publicidade:
LiLi

Psicanálise no Divã