Saúde no Vale

Médicos de Blumenau participam de curso para aplicação de tecnologia robótica em cirurgias

Publicado em 12/12/2017

Os avanços tecnológicos aumentam a cada dia e eles são grandes aliados também quando o assunto é a vida. Dois médicos de Blumenau, os cirurgiões Dr. Pedro Trauczynski e Dr. Mauro Rafael da Igreja, da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) - Hospital Santa Isabel – viajaram para Miami, onde participaram de um curso de dissecção de modelos experimentais humanos, com a ajuda da alta tecnologia robótica (Robô Da Vinci Xi), e laparoscopia. O curso foi ministrado no MARC.Institute (Miami Anatomical Research Center) durante os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, com um grupo de apenas 5 cirurgiões selecionados. Quem supervisionou a equipe foi o renomado cirurgião Dr Antonio Cury

Os principais procedimentos que podem ser realizados com a ajuda do Robô Da Vinci são cirurgias urológicas, pélvicas, ginecológicas, cardiológicas, torácicas e do aparelho digestivo.

Segundo Dr. Pedro Trauczynski, a novidade certamente é maior do que os métodos convencionais, trazendo muito mais segurança e precisão aos procedimentos. O robô possibilita a utilização de um método minimamente invasivo, mesmo em casos mais complexos. Assim, minimiza complicações inerentes à cirurgia e proporciona uma melhor recuperação ao paciente. Nas palavras do Dr. Pedro: “Esta tecnologia é sensacional!”

Atualmente nenhum dos hospitais da ACSC possui essa tecnologia, porém o Hospital Santa Isabel incentiva a atualização dos médicos de seu Corpo Clínico, afinal, tudo é uma questão de tempo.

 

Fonte: HSI 

Compartilhe

Comentários