Não é novidade nenhuma que homens tem tendência menor de cuidar da saúde do que as mulheres, muitos acreditam que cuidar da saúde não é uma importância diária.
A negligência pode custar caro, e isso é um dos fatores que faz com que o homem tenha a expectativa menor que as mulheres brasileiras, homens podem viver 10 anos a menos que as mulheres.
Listamos 6 doenças para você, homem ficar de olho e não ser pego de surpresa com um diagnóstico tardio.
Faça ao seu check Up!
A realização de exames e consultas preventivos pelo menos duas vezes ao ano ajuda a monitoraras mudanças no seu organismo, permite que o histórico do paciente seja acompanhado pelo profissional e evite doenças futuras.
Exames de rotina como hemograma, eletrocardiograma, colesterol e glicemia e outros específicos devem conter no seu check up principalmente para homens com idade maior que 40 anoscom pré-disposição a doenças hereditárias.
Câncer de pele
O câncer de pele é a doença que mais atinge homens no Brasil e pode ser eles: melanomas e não melanomas.
Utilizar filtro solar é extremamente necessário para evitar essa doença, fazendo exercícios físicos ao ar livre ou apenas utilizando em dias muitos quentes.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é a o segundo que mais acomete homens no Brasil, a chance de cura é alta no inicio do diagnóstico. O homem deve realizar o exame de PSA Antígeno prostático especifico e também a consulta com o seu urologista a partir dos 40 anos com casos da doença na família ou a partir dos 50 anos sem casos.
Câncer de testículo
Apesar de atingir os homens em menor proporção, diferentemente do câncer de próstata, o câncer de testículo é mais comum na fase reprodutiva, dos 15 aos 50 anos. As chances de cura também são altas quando o tratamento é realizado ainda no início. Para a sua detecção, é essencial que os homens realizem o autoexame mensalmente e consultem o urologista caso percebam alguma alteração.
Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão atinge quase duas vezes mais homens do que mulheres e a
maioria dos casos está relacionada ao tabagismo. Tosse constante, dor no tórax,
escarros com sangue e falta de ar são alguns dos principais sintomas.
Doenças Hepáticas
Doenças hepáticas, aquelas que atingem o fígado, também são mais comuns nos homens. Alguns exemplos são: cirrose, hepatites, esteatose e câncer de fígado. Esse tipo de doença pode ser resultantes tanto de heranças genéticas ou vírus quanto de uso excessivo de álcool e hábitos de vida pouco saudáveis. Obesidade e idade avançada também aumentam a probabilidade de adquirir uma doença hepática.
Doenças Cardiovasculares
As doenças cardiovascularessão as principais causadoras de morte no Brasil e, novamente, a incidência também é maior entre os homens: infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral. A prevenção inclui hábitos de vida saudáveis, como alimentação, tabagismo e prática de exercícios físicos, além de acompanhamento médico periódico.
A maioria das doenças que mais atinge a saúde dos homens está associada a hábitos de vida pouco saudáveis, excesso de ingestão de gordura, álcool e
cigarro, além da falta de realização de exames preventivos.
Com a Saúde da Gente você homem
pode ter um cuidado redobrado:
E muito mais
Clínicas e laboratórios por todo Brasil
Receba receitas, pedido de exames e atestados médicos por e-mail e SMS
Guiando todos os agendamentos, estabelecendo a prioridade de acordo com sintomas.
Para te acompanhar desde a triagem até a consulta de retorno com orientação dos próximos passos.