Dia 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos alguém comete o suicídio no mundo. 9 em 10 desses casos poderiam ser prevenidos!
O suicídio é um assunto que pela sua complexidade, carrega muito preconceito e muitas dores, e apesar do Tabu é imprescindível falarmos sobre isso para evitar uma fatalidade. Durante esse momento de crise global, com o Covid 19, houve um expresso aumento ao atendimento de urgência relacionado a tentativa de suicídio.
O estresse causado por situações como essa eleva a pressão arterial e dificulta as funções mentais, resultando em preocupações e alterações imunológicas. Todos esses sintomas somados resultam em ansiedade, distúrbios de humor e angustia.
Segundo a OMS, no Brasil foram registrados 13.467 casos de suicídio, dos quais 10.203 foram praticados por homens. Solidão e perdas agravam os problemas de saúde mental. As 3 principais causas do suicídio são: Desespero, desamparo e desesperança.
Estar alerta e reconhecer os sinais em si ou em uma pessoa próxima é um passo muito importante nesse processo. Estudos apontam que pensamentos suicidas apresentam sinais como: Fracasso, desesperança em relação ao futuro e o sentimento de estar preso em sua própria vida.
É importante se manter conectado com os amigos e familiares, ter uma boa alimentação, fazer atividade física e criar momentos de lazer. Entretanto, nem sempre essas conexões positivas são suficientes para a pessoa encontrar alternativas na diminuição dessa dor. Por isso, quanto mais cedo for feita a busca por ajuda profissional, mais chance de reverter esse cenário.
Sua dor não é frescura! Lembre-se 90% do suicídio pode ser prevenido, procure ajuda do seu médico e lembre-se, isso tudo vai passar. Estamos juntos.